terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Você tem perfil de empreendedor?

Você já parou para pensar se é um empreendedor ou um fazedor de coisas, e aqui não vai nenhuma crítica sobre fazedores, existem ótimos. Eu vejo que existe uma juventude que não dá a mínima para o que eu vou dizer agora, mas você já parou para pensar o que o mundo espera de você. Você pode não estar nem aí e ter um plano B. Ótimo, seu caminho deverá ser duro, mas você tem um objetivo. Infelizmente o que vejo é um bando de gente que não pensa, não sabe o que pensar, tem preguiça de pensar, acham difícil pensar. Tudo é difícil e só a prática traz a facilidade. Pratique pensar!

            Pensar ainda é uma das poucas coisas gratuitas no mundo, que você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar, e nem precisa dar satisfação a ninguém. Pense quem é você? O que você quer para a sua vida? Quais são suas capacidades? O que você precisa fazer para atingir os seus objetivos? Levante-se do sofá, saia, veja gente, converse, troque idéias, não seja comparado pelos outros como uma “ameba em coma”.

            Empreender é realizar sonhos, conquistar desejos, suprir seus mais íntimos desejos. Mas como saber se você é empreendedor ou não? Só fazendo, errando e refazendo, e quando já tiver feito várias vezes, faça de novo! É o velho círculo: errar – refletir – refazer – errar... Imagine isso rodando na sua cabeça, na sua vida. Dê várias voltas, você nunca voltará ao mesmo lugar, a cada volta terá evoluído um pouco. Aprenda errando e errará mesmo. Acerte pela ausência e não terá feito nada. Só errar que faz e só se erra fazendo. Quem faz muito erra muito, que faz pouco erra pouco, quem nada faz nunca erra. QUANTO VOCÊ ESTÁ ERRANDO ULTIMAMENTE?

            Por último fica uma dica. Antes de tomar qualquer decisão estude-a. Faça, por escrito, um planejamento com metas e datas e tente segui-las. Não perca o foco. Empresas falem porque perdem o foco. Não se deslumbre com os possíveis ganhos, mantenha os pés no chão, mas não meça esforços para atingir os seus objetivos. 
           
Abraços,
Maurício Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário